10 de janeiro de 2012

Manual dos Cintos

O cinto existe desde meados do Século XVII, nesta época então mais utilizado como adorno e como utilitário, onde os homens usavam para guardar os seus objetos de uso cotidiano, como facas, moedas e etc. Desde a década de 1920 o cinto passou a ter um papel mais importante no vestuário masculino, começando a substituir o uso de suspensório para segurar as calças masculinas.


Podemos dividir os cintos em dois grandes grupos, os cintos sociais, feitos em couro, e o cintos esportivos que em sua maioria é feito de tecido resistente, porém, pode ser de couro, couro sintético e qualquer outro material resistente.
Atualmente, devido ao tipo de costura utilizado, onde as calças são mais ajustadas ao corpo, pouco se utiliza o cinto para se segurar as calças e mais como um adorno, usado para completar o visual.

Nos cintos sociais, cujo material, deve ser de couro, é preciso observar a cor do sapato social que se está usando. Não é nada bacana você usar um sapato marrom com um cinto preto ou vice versa. Também é preciso observar o tamanho do cinto, você deve comprar um adequado a sua cintura, onde não fique com excesso de sobra, nem fique curto demais tendo que apertar a cintura. 




























Nos modelos esportivos, o que prevalece, hoje na moda são os cintos com fivelas metálicas e de tecidos resistentes, as cores são as mais variadas o possível, e a sua utilização deve ser levada em consideração o conjunto completo das roupas, e não apenas a cor dos sapatos.
Você pode usar um cinto de cor clara para quebrar um conjunto de calça e camisa pretas, dando destaque e visibilidade ao conjunto, ou um sinto com cores mais fechadas que combina com praticamente todo tipo de roupa. Para quem não quer errar na hora de escolher o cinto essas são as duas cores básicas, um de cor clara e outro mais escuro, podendo até mesmo ser de mais de uma cor.





























No momento de usar o cinto esportivo, também, é necessário se observar o tamanho do cinto, aquela moda de usar a sobra pendurada é completamente passado, você deve garantir que a sobra fique ajustada na cintura,  e, quanto a fivela, é bom garantir que a camisa seja um pouco mais curta, usar uma camisa de modelo mais longo e ensacar na frente para aparecer a fivela também não é bacana, e por fim, é bom se observar se o tamanho da fivela não vai atrapalhar na hora que você ficar sentado, algumas fivelas maiores incomodam quando passamos muito tempo sentados, tipo em viagens e etc.


O cinto vem sempre se renovando, com diferentes cores, materiais, e fivelas diferenciadas, e é sempre bom se utilizar para complementar o visual, dar um ar de modernidade e ao mesmo tempo de arrumado, e você não pode deixar de ter em seu guarda roupa.

Moda Masculina| Por Tiago Bernardino

0 comentários:

Postar um comentário